Foz do Iguaçu e AlmiranteTamandaré, no Paraná, recebem oficinas de tecnologia legislativa do Programa Interlegis

por snb — publicado 03/12/2014 17h38, última modificação 03/12/2014 17h38
Parceria com as Câmaras Municipais devem multiplicar os produtos Portal Modelo e SAPL

O Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, vai realizar duas oficinas de treinamento no Paraná, a fim de disseminar o uso dos produtos tecnológicos oferecidos gratuitamente pelo Programa às Câmaras Municipais. Um deles é o Portal Modelo para internet e o outro, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que informatiza todo o processo interno da casa legislativa.

A realização da oficina atende a um pedido feito pelo senador Álvaro Dias, que tomou conhecimento de levantamento feito no início do ano por técnicos do Interlegis, apontando que, no Paraná, 40% das Câmaras Municipais ainda não possuem portal na internet. Com isso, elas estão descumprindo as exigências das leis de Transparência e Acesso à Informação.

Além da questão legal, estas ferramentas possibilitam maior interação entre as Câmaras, os vereadores e a população. O Portal Modelo, por exemplo, permite a transmissão das sessões pela TV e pela rádio legislativas.

Em Foz do Iguaçu, a oficina se estende do dia 24 ao dia 28, na Câmara Municipal. Já em Almirante Tamandaré, ela ocorre do dia 1º ao dia 5, no Centro da Juventude de Almirante Tamandaré.

Programação

A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para seus colegas de Câmaras vizinhas.

Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.

Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.

Mais informações sobre a programação, o conteúdo dos cursos e inscrições podem ser obtidas em: